Plantas de casas: As melhores plantas para deixar a sua residência mais sustentável

Anúncios

Uma planta pode tornar qualquer espaço mais convidativo e acolhedor e não é necessário ter uma varanda enorme para cultivá-las, muitas espécies de plantas de casas crescem bem em ambientes menores como a sala, a cozinha e até mesmo o banheiro. Muitas delas, inclusive, necessitam de poucos cuidados.

As plantas são fantásticas, pois conseguem remover diferentes poluentes presentes no ar, proporcionando uma maior qualidade de vida para os moradores. Elas não apenas proporcionam beleza e elegância ao ambiente, mas também possibilitam uma conexão mais próxima com a natureza mesmo em ambientes fechados.

Há uma série de plantas apropriadas para interiores, simples de cultivar e que não precisam de nenhum tipo de exposição aos raios solares para se desenvolver. Conheça algumas plantas de casas que você pode começar a cultivar hoje mesmo.

Cróton

Anúncios

Essa planta consegue sobreviver em níveis de luz extremamente baixos. É muito bonita, pois as folhas têm tons de dourado, rosa e laranja. Para cuidá-las, além de manter o substrato um pouco úmido, basta enxaguar as folhas com água destilada para mantê-las com boa aparência.

A única desvantagem é que esta planta é venenosa. Portanto, certifique-se de manter crianças e animais de estimação afastados para protegê-los.

 

Orquídea

Uma das plantas de casas mais utilizadas é a orquídea. A phalaenopsis é de longe a espécie mais comum, e suas flores podem variar de cor de rosa e amarelo a branco ou roxo, dependendo da variedade.

É altamente recomendável que seu caule seja apoiado por um suporte para evitar que se quebre facilmente. Isso se deve ao fato de ser bastante frágil. Seu cultivo se beneficia muito mais com a iluminação indireta, por isso, certifique-se de mantê-la sem incidência direta a raios solares.

Samambaia

Outra planta que prospera em iluminação baixa a média com exposição indireta, é a samambaia. Ela requer apenas uma rega diária e pode ser cultivada na sala de estar, por exemplo. Não produz flores e seu tamanho pode variar significativamente, com alguns exemplares atingindo até um metro. As samambaias são extremamente eficazes na limpeza do ar ao seu redor.

Suculentas

As suculentas são plantas que possuem raízes, caules ou folhas capazes de se expandirem a ponto de armazenar uma quantidade muito maior de água do que outros tipos de plantas. Essas espécies são uma excelente opção para os jardineiros de primeira viagem, pois precisam de pouca manutenção, suportam uma variedade de condições e, ainda assim, dão muito mais personalidade ao seu pequeno jardim.

Espada de São Jorge Anã

A Espada de São Jorge é uma planta altamente resistente que deve ser mantida em local que receba meia sombra ou sombra total. É uma espécie bem conhecida que pertence à categoria de plantas ornamentais que podem ser cultivadas dentro de casa. As suas folhas são tipicamente altas e rígidas, e sua tonalidade pode variar de verde a cinza.

A Espada de São Jorge é uma planta que cresce lentamente e não se desenvolve em solos sempre úmidos, por isso é importante não a regar com muita frequência.

Zamioculca

A zamioculca, também conhecida como Zazá, é uma espécie de planta ornamental que encanta pelas folhas verde-escuras que possui um aspecto polido brilhante. A exposição direta à luz solar pode fazer com que suas folhas murchem, por isso é ideal que essa planta de casa seja mantida sempre à sombra.

A Zazá pode ser cultivada com pouco esforço e requer pouca manutenção, deve ser regada, no máximo, uma vez por semana sem encharcar completamente o substrato.

Ráfia

A ráfia é uma das plantas de casas que não precisam de muita luz, tornando-se uma excelente candidata para colocação na sala de estar. O solo deve ter uma quantidade consistente de umidade, mas não em excesso, pois as folhas ficarão amarelas se houver grande quantidade de água. Esta planta tem potencial para crescer até três metros de altura e não produz flores.

As plantas de casas, sem dúvida, afetarão o ambiente ao proporcionar harmonia, beleza e uma sensação de conexão com a natureza. Essas mudanças ocorrerão independentemente do tamanho da planta, se ela emite ou não cheiro, se tem flores ou simplesmente folhas. Por isso recomendamos que comece a cultivá-las hoje mesmo.

Deixe um comentário