Que tal aprender a fazer de maneira simples e prática, um gostoso caldo de feijão com pedacinhos de bacon e calabresa, que fica um arraso? Perfeito par servir à família em dias frios, ou para a venda, essa delícia, com um bom rendimento, vai deixar um gostinho de quero mais! Não perca tempo, confira a receita e faça o magnífico caldo de feijão, que todos vão adorar!
Como fazer caldo de feijão
Para fazer caldo de feijão, vamos separar os grãos, lavar e deixar o feijão de molho por 1 hora. Em seguida, vamos aquecer uma panela de pressão com água, escorrer a água em que o feijão ficou de molho, lavar e adicionar na panela, acrescentando também meia cebola e 1 dente de alho, cozinhando após pegar pressão por cerca de 15-20 minutos, ou até o feijão ficar macio, fervendo depois com mais água. Nesse meio tempo, vamos picar a calabresa em fatias e o bacon em pedacinhos. Seguiremos corretamente o passo da receita para bater o feijão no liquidificador e realizar as demais etapas da receita. Depois é só servir e aproveitar seu saboroso caldo de feijão!
Ingredientes da receita de caldo de feijão
Do cozimento do feijão
- 500g de feijão
- 1 cebola (metade para cozinhar com o feijão e metade para bater no liquidificador)
- 1 dente de alho descascado inteiro
- água (o quanto baste)
Do caldinho
- um fio de azeite de oliva ou óleo
- 500g de bacon picadinho
- 500g de linguiça calabresa picadinha
- 4 dentes de alho bem grandes picados ou amassados, ou 6 médios
- 1 cebola grande picadinha
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 1 pitadinha de pimenta calabresa seca
- 1pitadinha de pimenta-do-reino
- 1 tomate grande picado
- 1 e ½ colher (café) de sal (aproximadamente)
- folhas de louro (a gosto)
- cheiro-verde (a gosto)
- queijo parmesão ralado (a gosto)
Modo de preparo
- Separe os grãos de feijão em uma superfície lisa, eliminando os que estiverem deformados, imperfeitos ou misturados com pedrinhas.
- Em seguida, lave e coloque-os numa vasilha, cobrindo com água suficiente para ficarem submersos. Deixe de molho durante 1 hora.
- Aqueça água numa panela de pressão, escorra a água em que o feijão ficou de molho, lave e adicione nessa panela de água quente o feijão, na quantidade suficiente para cobri-lo, meia cebola descascada e 1 dente de alho inteiro descascado. Cozinhe por cerca de 15-20 minutos após pegar pressão.
- Enquanto o feijão cozinha, corte a linguiça calabresa em fatias na espessura de um dedo e também o bacon em pedacinhos pequenos.
- Após tirar a pressão com cuidado, abra a panela, coloque mais meio litro de água, mexa e leve para ferver, com a panela destampada. Após ferver por uns minutos, desligue o fogo e reserve até que esfrie.
- Passe a metade do feijão com caldo para o liquidificador, colocando também a metade da cebola e o alho que cozinharam junto. Adicione no liquidificador a outra metade da cebola em pedaços.
- Bata bem durante uns 2 minutos para triturar bem. Se perceber que está pesado para bater, adicione mais um pouco de água e torne a bater. Transfira esse feijão batido para um recipiente e bata o restante do feijão da panela de pressão também, da mesma maneira.
- Leve ao fogo uma panela grande com um fio de azeite ou óleo, coloque o bacon picado e frite bem, mexendo por vezes com uma colher de pau. Quando estiver bem frito e murcho retire com uma concha o excesso de gordura que o bacon soltou, guardando para utilizar nos próximos cozimentos de arroz ou feijão.
- Acrescente a calabresa e frite também, juntando em seguida os dentes de alho amassados e a cebola picada e depois o extrato de tomate, a pimenta calabresa e a pimenta-do-reino, o tomate picado e 1 colher (café) de sal.
- Mexa bem para incorporar tudo e agregar sabor, refogando por 2 minutos e mexendo.
- Despeje na panela o feijão batido, ponha mais um pouco de água, as folhas de louro e deixe ferver bem. Prove o sal e corrija, acrescentando mais, se necessário, tomando cuidado par não salgar demais.
- No momento de servir, salpique cheiro-verde picado e polvilhe parmesão ralado por cima, se gostar.
- Sirva e deguste seu maravilhoso caldo de feijão!
Dica: Se for fazer esse caldo de feijão para a venda, deixe-o mais ralo, acrescentando mais água na fervura final. Se fizer para o consumo em casa, deixe mais grossinho.
Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.
Você também pode gostar de:
Fiz 2 litros do melhor cappuccino caseiro cremoso usando apenas 4 ingredientes
Torta de liquidificador com massa deliciosa e recheio de sardinha com legumes perfeita para o lanche
Sobremesa toucinho do céu essa é a nova febre da internet que é uma delícia e simples de preparar
Pão de minuto que não precisa esperar crescer e fica pronto rapidinho