Marketing de atração: O que é a fórmula para ganhar mais leads
Quer ganhar mais leads sem investir muito dinheiro?
Comece a fazer marketing de atração. Não se preocupe, você vai descobrir a seguir.
é claro que você odeia quando gasta uma tonelada de dinheiro comprando tráfego do site , mas sua taxa de conversão é uma merda, então você acaba não recebendo muitos leads.
Bem, como um comprador de mídia (alguém que compra uma tonelada de tráfego pago), deixe-me te dizer: isso pode acontecer com todos.
Naturalmente, algumas campanhas falharão e outras prosperarão. Mas neste mundo do marketing, continuamos testando, otimizando e testando um pouco mais até transformarmos essas perdas em vitórias.
Mas e se você nem sempre precisar gastar e desperdiçar muito dinheiro ou fazer um trabalho extra de SEO para obter leads, clientes e vendas?
É totalmente possível, através de algo que nós, magos do marketing na internet, chamamos: marketing de atração.
Temos tantos tipos de “marketing”:
- Digital / Internet / Marketing on-line
- Marketing de conteúdo
- Marketing de mídia social
- Marketing de entrada
- Marketing afiliado
- Marketing de CPA
- Marketing de vídeo
- …você entendeu 🥱
E, claro, marketing de atração, é o que estamos focados neste artigo.
Deixe-me contar tudo sobre isso e como criar uma fórmula de marketing de atração para ganhar e ganhar mais leads.
O que é Marketing de Atração?
Marketing de atração é apenas um termo chique para: distribuir coisas de qualidade gratuitamente, construir confiança e reputação e esperar obter leads que se transformarão em clientes e vendas a longo prazo.
Essa é a essência de qualquer maneira. Vou entrar um pouco mais em detalhes. Mas caramba, se você só queria aprender o que é marketing de atração e rejeição, agora você sabe.
Aqui está a definição mais detalhada e como ela funciona:
Você, como profissional de marketing ou empresa, tem um objetivo: ganhar dinheiro.
Como?
Bem, na maioria das vezes você vende coisas ou vende coisas de outra pessoa ( marketing de afiliados ).
Mas o mais comum é que você tenha seu próprio produto ou serviço que deseja promover.
Seu trabalho é ganhar toneladas de leads que se transformam em clientes, o que, por sua vez, o leva de volta ao seu objetivo número um: ganhar dinheiro .
Na maioria das vezes, marcas e profissionais de marketing pensam assim:
“Certo, temos o produto X, então tudo o que precisamos agora é criar um site e começar a vendê-lo imediatamente.”
E, embora essa estratégia possa funcionar, pode custar muito dinheiro no processo, tentando descobrir a melhor forma de segmentar seus clientes e não gastar uma fortuna em anúncios ao fazer isso.
Mas existe uma maneira melhor: distribua merda de qualidade grátis. Ok, ok, você não gosta de palavrões, eu entendo. Mas honestamente, essa é a melhor descrição que eu tenho.
Você meio que se torna um influenciador, se quiser, ou um revisor, ou uma mistura de ambos. Mas agora que você descobriu o que é marketing de atracão, vamos descobrir se isso realmente funciona.
O marketing de atração é eficaz?
Deixe-me responder a esta pergunta com outra pergunta. Você já se inscreveu em um boletim informativo por e-mail e depois de um tempo decidiu comprar algo com base em um e-mail recebido desse boletim informativo?
Ou você já quis comprar um produto e começou a ler análises aprofundadas e artigos de comparação on-line e depois disso, decidiu comprar a coisa (diretamente por meio de um link de afiliado)?
As chances são de que isso aconteceu com você mais do que você imagina, porque é assim que o marketing de atração funciona.
Marcas, editores e profissionais de marketing tentarão “vendê-lo” em seus produtos ou serviços sem realmente vendê-lo diretamente a você. Em vez disso, eles usam recursos gratuitos para familiarizá-lo com a empresa e os serviços.
Curiosidade, essa pastagem de blog que você está lendo agora é na verdade um tipo de estratégia de marketing de atracão.
Estou lhe dando informações gratuitas sobre um assunto, sem vender nada para você a princípio. Mas se você se inscrever no meu boletim informativo por e-mail (apenas faça isso), você começará a receber e-mails incríveis de mim regularmente.
Depois de um tempo, se eu escrever sobre um produto ou serviço épico (seja um afiliado ou meu), você terá mais chances de comprá-lo, porque você já sabe que não vou te enganar e você se familiarizou com eu e meu trabalho.
Vou dar mais exemplos de marketing de atração abaixo, mas por enquanto você deve entender isso:
O marketing de atração é eficaz e absolutamente funciona. Você não precisa gastar muito dinheiro e, se não estiver fazendo isso em 2022, é provável que seja mais difícil obter novos leads e vendas do que de outra forma.
Mesmo quando você está pagando pelo tráfego, como faço regularmente, não basta apenas enviar as pessoas para uma página de destino com um grande botão “Comprar agora”.
Uma alternativa melhor seria enviá-los para uma página do aperto, pedir-lhes o e-mail (você ganha leads) e dar-lhes algo verdadeiramente épico em troca.
Você pode então, mais tarde, tentar vender para eles seu principal produto ou serviço, por meio de diferentes métodos, como retargeting ou campanhas de e-mail.
Como é uma fórmula ou estratégia de marketing de atração?
Bem, existem algumas maneiras e estratégias que você pode escolher para implementar, dependendo do tipo de negócio online que você está executando.
Aqui estão as estratégias de marketing de atração mais populares:
- Crie e distribua um produto ou serviço GRATUITO (eBooks, curso, ferramentas de marketing digital, etc.)
- Comece um blog e ganhe a confiança de seus leitores oferecendo conteúdo de alta qualidade, como guias, relatórios, estudos de caso, conselhos, análises, comparações de produtos.
- Faça webinars e vídeos e convide usuários para assisti-los.
- Inicie um boletim informativo por e-mail oferecendo informações, dicas, conselhos e descontos gratuitos
- Você também pode iniciar um podcast se se sentir um pouco como uma estrela do rock e odiar escrever.
Como você pode ver, existem 4 etapas que você precisa seguir para aplicar o marketing de atração para o seu negócio online para transformar visitantes em clientes:
01 – Obtenha tráfego – Confira 17 métodos de tráfego gratuitos (você também pode pagar pelo tráfego)
02 – Envie para uma página do aperto – Ganhe leads coletando seu e-mail ou telefone.
03 – Nutrir seus leads – Dê a eles informações de qualidade e acompanhe regularmente.
04 – Converter – Depois de um tempo, você pode apresentá-los ao seu produto, serviços ou ofertas de afiliados e começar a receber vendas e dinheiro.
O que ter em mente ao fazer marketing de atração:
1. Descubra seu público
Você tem que começar por descobrir o seu público-alvo perfeito . Dessa forma, será mais fácil criar um bom conteúdo relevante para eles e para os problemas que estão enfrentando.
2. Construa Confiança
Entenda seu público. Identifique seus problemas, desafios ou perguntas. E tente o seu melhor para respondê-las por meio de conteúdo de qualidade que aborde esses problemas.
Há uma razão pela qual algumas pessoas são clientes de um produto por muitos anos ou por toda a vida. Se você mostrar que se importa e construir confiança , terá mais facilidade no caminho quando se trata de vender seu produto ou serviço para eles.
Quantos de vocês estão usando um produto ou serviço há muitos anos sem nunca terem pensado em mudar e ir para uma marca diferente? Pense nisso, você provavelmente usa algo diariamente apenas de uma única marca, e isso é porque você confia mais nelas do que nas outras.
Por exemplo, algumas pessoas só dirigem Volvos porque a empresa construiu uma reputação e uma marca com foco na segurança dos passageiros. E sem falhas, eles sempre cumpriram suas promessas, alcançando constantemente as mais altas classificações de segurança da indústria automobilística ano após ano.
Essa confiança não é facilmente quebrada, e seus clientes são menos propensos a mudar para uma marca de carro diferente depois de tantos anos com eles.
3. Conteúdo de qualidade
Sempre comece oferecendo seu melhor material gratuitamente. Claro que você pode pensar que é um desperdício de tempo ou dinheiro, mas isso realmente funciona. Há uma razão pela qual há pessoas dando amostras grátis de queijo no Walmart.
É uma chance para o tráfego frio (pessoas que não ouviram falar de você) conhecer você e seus produtos ou serviços e aprender mais sobre eles.
Portanto, dê a eles um conteúdo incrível que resolva seus problemas ou responda às suas perguntas.
4. Envolva-se com eles
Seja ativo nos canais de mídia social e converse e se envolva com seu público , leads em potencial e clientes. Não é apenas uma maneira incrível de mostrar que você se importa, mas também é uma maneira fácil e divertida de construir uma marca.
Responda às perguntas deles, crie enquetes e conteúdo interativo, convide-os para o seu site e comece a coletar leads e vendas.
5. Converter e vender
Depois de nutrir seus leads e dar a eles conselhos e informações de qualidade, seu público começará a confiar um pouco mais em você. Agora é o momento perfeito para lançá-los sobre seus produtos e serviços e começar a fazer vendas .
6. Acompanhamento
Lembre-se de acompanhar seus leads e clientes regularmente. Você pode pedir avaliações sobre seus produtos, feedback ou dar a eles mais itens gratuitos e descontos. As pessoas adoram quando as empresas se preocupam com elas após a venda.
Ok, agora que mostrei algumas estratégias e dicas de marketing de atração, é hora de dar uma olhada em exemplos reais de marcas que o implementam.
Conclusão
Como você pode ver, o marketing de atração é algo realmente poderoso e uma maneira fácil e econômica de marcas e empresas obterem leads que podem se transformar em clientes pagantes.
Existem muitas estratégias de marketing de atração que você pode implementar para expandir seus negócios, meus favoritos são conteúdo de blog e produtos digitais gratuitos, como eBooks, modelos ou ferramentas.