Como investir em ações: 05 dicas para iniciantes

Como investir em ações: 05 dicas para iniciantes

Anúncios

 

1. Determine sua abordagem de investimento

A primeira coisa a considerar como investir em ações. Alguns investidores optam por comprar ações individuais, enquanto outros adotam uma abordagem menos ativa.

Tente isso. Qual das seguintes afirmações melhor descreve você?

Anúncios

* Sou uma pessoa analítica e gosto de analisar números e fazer pesquisas .
* Eu odeio matemática e não quero fazer uma tonelada de “dever de casa”.
* Tenho várias horas por semana para me dedicar ao investimento no mercado de ações.
* Gosto de ler sobre as diferentes empresas em que posso investir, mas não tenho vontade de mergulhar em nada relacionado à matemática.
* Sou um profissional ocupado e não tenho tempo para aprender a analisar ações.

A boa notícia é que, independentemente de qual dessas afirmações você concorda, você ainda é um ótimo candidato a se tornar um investidor do mercado de ações. A única coisa que vai mudar é o “como”.

As diferentes formas de investir no mercado de ações

Ações individuais

Você pode investir em ações individuais se – e somente se – você tiver tempo e desejo de pesquisar e avaliar ações de forma contínua. Se este for o caso, nós o encorajamos 100% a fazê-lo. É perfeitamente possível para um investidor inteligente e paciente vencer o mercado ao longo do tempo. Por outro lado, se coisas como relatórios trimestrais de lucros e cálculos matemáticos moderados não parecem atraentes, não há absolutamente nada de errado em adotar uma abordagem mais passiva.

Fundos de índice

Além de comprar ações individuais, você pode optar por investir em fundos de índice , que acompanham um índice de ações como o S&P 500 . Quando se trata de fundos gerenciados de forma ativa versus passiva , geralmente preferimos o último (embora certamente haja exceções). Os fundos de índice normalmente têm custos significativamente mais baixos e são praticamente garantidos para igualar o desempenho de longo prazo de seus índices subjacentes. Com o tempo, o S&P 500 produziu retornos totais de cerca de 10% ao ano, e um desempenho como esse pode gerar uma riqueza substancial ao longo do tempo.

Robô-conselheiros

Por fim, outra opção que explodiu em popularidade nos últimos anos é o robo-advisor . Um consultor-robô é uma corretora que essencialmente investe seu dinheiro em seu nome em um portfólio de fundos de índice apropriado para sua idade, tolerância ao risco e objetivos de investimento. Não apenas um consultor robótico pode selecionar seus investimentos, mas muitos otimizarão sua eficiência tributária e farão alterações ao longo do tempo automaticamente.

2. Decida quanto você investirá em ações

Primeiro, vamos falar sobre o dinheiro que você não deve investir em ações. O mercado de ações não é lugar para dinheiro que você possa precisar nos próximos cinco anos, no mínimo.

Embora o mercado de ações quase certamente suba no longo prazo, há simplesmente muita incerteza nos preços das ações no curto prazo – na verdade, uma queda de 20% em qualquer ano não é incomum. Em 2020, durante a pandemia do COVID-19, o mercado caiu mais de 40% e se recuperou para uma alta histórica em poucos meses .

– Seu fundo de emergência
– Dinheiro que você precisará para fazer o próximo pagamento da mensalidade do seu filho
– Fundo de férias do próximo ano
– Dinheiro que você está economizando para um adiantamento, mesmo que não esteja preparado para comprar uma casa por vários anos

 

Artigos Recomendados:

6 razões pelas quais o Brasil é quente com investidores em geral

Investimento em Imóveis no Brasil

 

Alocação de ativos

Agora vamos falar sobre o que fazer com seu dinheiro para investir — ou seja, o dinheiro que você provavelmente não precisará nos próximos cinco anos. Este é um conceito conhecido como alocação de ativos , e alguns fatores entram em jogo aqui. Sua idade é uma consideração importante, assim como sua tolerância ao risco e objetivos de investimento específicos.

Vamos começar com a sua idade. A ideia geral é que, à medida que você envelhece, as ações gradualmente se tornam um lugar menos desejável para manter seu dinheiro. Se você é jovem, tem décadas pela frente para enfrentar os altos e baixos do mercado, mas esse não é o caso se você for aposentado e depender de sua renda de investimento.

Aqui está uma regra prática rápida que pode ajudá-lo a estabelecer uma alocação de ativos aproximada. Pegue sua idade e subtraia de 110. Esta é a porcentagem aproximada de seu dinheiro para investir que deve estar em ações (isso inclui fundos mútuos e ETFs baseados em ações). O restante deve ser em investimentos de renda fixa, como títulos ou CDs de alto rendimento . Você pode então ajustar essa proporção para cima ou para baixo, dependendo da sua tolerância de risco específica.

Por exemplo, digamos que você tenha 40 anos. Essa regra sugere que 70% do seu dinheiro para investir deve estar em ações, com os outros 30% em renda fixa. Se você é mais de risco ou planeja trabalhar além de uma idade típica de aposentadoria, convém mudar essa proporção em favor das ações. Por outro lado, se você não gosta de grandes flutuações em seu portfólio, talvez queira modificá-lo na outra direção.

3. Abra uma conta de investimento

Todos os conselhos sobre como investir em ações para iniciantes não fazem muito bem se você não tiver nenhuma maneira de realmente comprar ações . Para fazer isso, você precisará de um tipo especializado de conta chamada conta de corretagem.

Essas contas são oferecidas por empresas como TD Ameritrade , E*Trade , Charles Schwab e muitas outras. E abrir uma conta de corretagem normalmente é um processo rápido e indolor que leva apenas alguns minutos. Você pode facilmente financiar sua conta de corretagem via transferência EFT, enviando um cheque ou transferindo dinheiro.

Abrir uma conta de corretagem geralmente é fácil, mas você deve considerar algumas coisas antes de escolher uma determinada corretora:

Tipo de conta

Primeiro, determine o tipo de conta de corretagem que você precisa. Para a maioria das pessoas que estão apenas tentando aprender a investir no mercado de ações, isso significa escolher entre uma conta de corretagem padrão e uma conta de aposentadoria individual (IRA).

Ambos os tipos de conta permitirão que você compre ações, fundos mútuos e ETFs. As principais considerações aqui são por que você está investindo em ações e com que facilidade deseja acessar seu dinheiro.

Se você deseja acesso fácil ao seu dinheiro, está investindo apenas para um dia chuvoso ou deseja investir mais do que o limite anual de contribuição do IRA , provavelmente desejará uma conta de corretagem padrão.

Por outro lado, se seu objetivo é construir um pé-de-meia de aposentadoria, um IRA é um ótimo caminho a percorrer. Essas contas vêm em duas variedades principais – tradicionais e Roth IRAs – e existem alguns tipos especializados de IRAs para indivíduos autônomos e proprietários de pequenas empresas, incluindo o SEP IRA e o SIMPLE IRA . Os IRAs são lugares muito favorecidos por impostos para comprar ações, mas a desvantagem é que pode ser difícil sacar seu dinheiro até envelhecer.

Compare custos e recursos

A maioria dos corretores de ações online eliminou as comissões de negociação, então a maioria (mas não todos) estão em igualdade de condições no que diz respeito aos custos.

No entanto, existem várias outras grandes diferenças. Por exemplo, alguns corretores oferecem aos clientes uma variedade de ferramentas educacionais, acesso a pesquisas de investimento e outros recursos que são especialmente úteis para investidores mais novos. Outros oferecem a capacidade de negociar em bolsas de valores estrangeiras. E alguns têm redes de agências físicas, o que pode ser bom se você quiser orientação de investimento cara a cara.

Há também a facilidade de uso e a funcionalidade da plataforma de negociação do corretor. Eu usei alguns deles e posso dizer em primeira mão que alguns são muito mais “desajeitados” do que outros. Muitos permitem que você experimente uma versão demo antes de comprometer qualquer dinheiro e, se for esse o caso, eu recomendo.

 

Artigos Recomendados:

Como e porque investir no Brasil?

Investindo no Brasil em 2023

 

4. Escolha suas ações

Agora que respondemos à pergunta de como você compra ações, se você está procurando ótimas ideias de investimento para iniciantes , aqui estão cinco ótimas ações para ajudá-lo a começar.

Claro, em apenas alguns parágrafos não podemos passar por cima de tudo que você deve considerar ao selecionar e analisar ações, mas aqui estão os conceitos importantes para dominar antes de começar:

– Diversifique seu portfólio.
– Invista apenas em negócios que você entende.
– Evite ações de alta volatilidade até pegar o jeito de investir.
– Sempre evite estoques de moeda de um centavo .
– Aprenda as métricas e conceitos básicos para avaliar ações.

É uma boa ideia aprender o conceito de diversificação , o que significa que você deve ter uma variedade de tipos diferentes de empresas em seu portfólio. No entanto, eu advertiria contra muita diversificação . Fique com as empresas que você entende – e se você for bom (ou confortável) em avaliar um determinado tipo de ação, não há nada de errado com um setor compondo um segmento relativamente grande de seu portfólio.

Comprar ações chamativas de alto crescimento pode parecer uma ótima maneira de construir riqueza (e certamente pode ser), mas eu aconselho você a adiar essas ações até que esteja um pouco mais experiente. É mais sensato criar uma “base” para seu portfólio com empresas sólidas e estabelecidas.

Se você deseja investir em ações individuais, deve se familiarizar com algumas das maneiras básicas de avaliá-las. Nosso guia para investimento em valor é um ótimo lugar para começar. Lá, ajudamos você a encontrar ações de negociação para avaliações atraentes. E se você quiser adicionar algumas perspectivas interessantes de crescimento de longo prazo ao seu portfólio, nosso guia para investimento em crescimento é um ótimo lugar para começar.

5. Continue investindo

Aqui está um dos maiores segredos do investimento, cortesia do próprio Oráculo de Omaha, Warren Buffett. Você não precisa fazer coisas extraordinárias para obter resultados extraordinários. (Nota: Warren Buffett não é apenas o investidor de longo prazo mais bem-sucedido de todos os tempos, mas também uma das melhores fontes de sabedoria para sua estratégia de investimento .)

A maneira mais infalível de ganhar dinheiro no mercado de ações é comprar ações de grandes empresas a preços razoáveis ​​e manter as ações enquanto as empresas permanecerem ótimas (ou até que você precise do dinheiro). Se você fizer isso, experimentará alguma volatilidade ao longo do caminho, mas com o tempo produzirá excelentes retornos de investimento.

1 comentário em “Como investir em ações: 05 dicas para iniciantes”

Deixe um comentário