O projeto CNH SOCIAL foi desenvolvido para conceder habilitação Categoria B, a pessoas de baixa renda, com o objetivo de melhor qualificá-las para o mercado de trabalho envolvendo meio de transporte.
A CNH Social atua como uma política pública para atender pessoas de baixa renda que não teriam como arcar com os custos monetários para “tirar” a primeira habilitação.
Dessa forma, ela permite a isenção das taxas do DETRAN, tornando o processo acessível a parte da população mais vulnerável financeiramente.
Visando atender ao público para o qual ela foi pensada, os candidatos da CNH SOCIAL devem atender a determinadas condições, para poderem solicitar esse benefício do Governo.
Neste artigo, vamos citar as condições necessárias para solicitar a CNH SOCIAL, caso você se interesse, poderá fazer sua solicitação, pois diversos estados oferecem este serviço.
REQUISITOS PARA SOLICITAR A CNH SOCIAL:
- Ter mais de 18 anos de idade;
- Ser estudante de rede pública;
- Saber ler e escrever;
- Ter a renda familiar de até dois salários mínimos;
- Estar desempregado há mais de um ano;
- Agricultores que recebam até dois salários mínimos mensalmente;
- Ex presidiários que recebam até dois salários mínimos por mês;
- Pessoas sem nenhum tipo de registro na carteira de trabalho.
Como se cadastrar para CNH Social:
- Entre no site do Detran do seu estado;
- Procure a categoria “CNH social”, “CNH popular” ou “CNH gratuita”;
- Cadastre todas as informações solicitadas;
- Aguarde a análise do Detran.
Você também pode comparecer ao Detran da sua cidade e solicitar o cadastro para tentar sua aprovação no programa. O período para inscrições pode variar de acordo com a região, portanto, procure saber as datas para não perder o prazo. Vale lembrar que o número de inscrições para a CNH SOCIAL, varia em cada estado, então fique de olho na disponibilidade de vagas da sua região.
RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A CNH SOCIAL:
- Documentos de identidade (RG, CPF ou Certidão de Nascimento);
- Comprovante de renda (do candidato e pessoas que moram na mesma casa);
- Comprovante de residência;
- Histórico Escolar, caso o candidato seja estudante.
Estados que oferecem CNH social no ano de 2022:
No momento, são poucos os estados que participam do programa, contudo o projeto esteja alcançando cada vez mais estados. Atualmente, estes são os estados onde a CNH social já está sendo ofertada, lembrando que o número de vagas varia de acordo com cada estado.
- Pernambuco;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Paraíba;
- Amazonas;
- Rio Grande do Sul;
- Minas Gerais.
CONCLUSÃO:
Os programas sociais têm um valor muito importante em todos os governos, e com a CNH SOCIAL, não poderia ser diferente. Seu objetivo maior é qualificar pessoas de baixa renda que desejam e necessitam trabalhar no setor de transporte, vale lembrar que só engloba a habilitação de categoria B, e a pessoa que deseja se candidatar a esse benefício deve preencher os requisitos que já foram citados acima.
Se você se interessou e se enquadra nas condições segue abaixo o link dos DETRANS dos estados que oferecem a CNH SOCIAL, faça sua inscrição e boa sorte.
DETRAN PERNANBUCO: https://www.detran.pe.gov.br/
DETRAN ESPÍRITO SANTO: https://detran.es.gov.br/
DETRAN GOIÁS: https://www.detran.go.gov.br/
DETRAN PARAÍBA: https://detran.pb.gov.br/
DETRAN AMAZONAS: https://www.detran.am.gov.br/
DETRAN RIO GRANDE DO SUL: https://www.detran.rs.gov.br/
DETRAN MINAS GERAIS: https://www.detran.mg.gov.br/
Após efetuar sua inscrição, não deixe de acompanhar o processo junto ao site do DETRAN de sua região, para ver se você foi classificado para conseguir a CNH SOCIAL.
Trocar minha cnh