As 7 principais habilidades de marketing digital que você precisa conhecer
Quer ter a vantagem sobre outros comerciantes e profissionais de marketing online? Domine essas 7 habilidades de marketing digital para você poder se tornar imparável.
Eu sei, imparável é uma palavra grande.
Mas é verdade.
Veja bem, se você dominar metade dessas habilidades de marketing digital, poderá gerar tráfego e receita quase sob demanda para seus negócios on-line ou para a empresa em que trabalha se for um gerente de marketing digital.
Antes de começarmos, lembre-se de que o setor de marketing digital está mudando constantemente. Novas tendências e tecnologias surgem quase da noite para o dia.
Se você quer se tornar um grande profissional de marketing, precisa estar por dentro de todas as novas mudanças e tecnologias. Claro, é uma dor de cabeça e, às vezes, talvez uma perda de tempo, mas é o que separa os verdadeiros profissionais de marketing digital dos novatos.
Certo, então vamos começar.
Abaixo, você encontrará o que acredito ser as 15 melhores habilidades de marketing digital que você precisa dominar para se tornar uma fera em 2022 e além.
1. Marketing de Conteúdo
Escusado será dizer que o marketing de conteúdo ainda é uma das melhores habilidades de marketing digital que podem fornecer ROI insano se feito corretamente.
Muitas pessoas pensam que marketing de conteúdo significa apenas SEO e escrever artigos para ranquear no Google. Isso é completamente falso. Embora escrever artigos seja a opção “ir para”, existem muitos outros tipos de marketing de conteúdo disponíveis, como:
- Escrevendo postagens do blog
- Projetando infográficos
- Criando vídeos
- Podcasts
- Webinars
- Guias de como
- Boletins informativos por e-mail
Basicamente, trata-se de fornecer conteúdo de alta qualidade que seja de alto valor para as pessoas, com o objetivo de atraí-las como clientes mais tarde.
Na verdade, o marketing de atração anda de mãos dadas com o marketing de conteúdo. Muitas vezes é praticamente a mesma coisa.
A razão pela qual tantas empresas confiam fortemente no marketing de conteúdo hoje em dia é que é uma das maneiras mais econômicas de conquistar novos clientes.
Pense nisso, não é preciso quase nada para publicar uma postagem no blog ou criar um vídeo. Claro que pode custar algum tempo, ou até dinheiro, se você contratar pessoas para fazer isso por você, mas mesmo assim, os custos são insignificantes em comparação com o quanto você pode ganhar se fizer certo.
Sabe, ainda acho que o ditado “O conteúdo é rei” ainda é verdade mesmo em 2022. Não acho que existam muitos profissionais de marketing por aí que duvidem disso.
Então, resumindo: se você não sabe com qual dessas habilidades de marketing digital começar, vá em frente e escolha esta.
Você pode criar o conteúdo por conta própria ou criar palavras-chave e ideias de tópicos e pagar a outra pessoa para fazer isso por você.
2. Publicidade paga (PPC e mídia social)
Aqui está a coisa, uma das melhores habilidades de marketing digital que você pode aprender é como fazer publicidade paga corretamente.
Se você conhece meu blog, provavelmente já sabe que sou um grande fã de publicidade paga e não confio apenas no tráfego de SEO para nenhum dos meus sites.
Por quê?
É simples:
Você não pode basear todo o seu negócio nos algoritmos do Google e em mudanças e atualizações repentinas. É suicida ou ingênuo fazer isso.
Claro, você pode se sair bem por um ano ou mais, mas nunca sabe quando a próxima atualização eliminará todo o seu site dos resultados de pesquisa e sua empresa pode literalmente desmoronar da noite para o dia.
Isso é um pouco dramático demais. Mas, novamente, aconteceu, e acontece mesmo agora enquanto falamos. O Google está lançando sua atualização Core Web Vitals durante esses meses (junho a agosto de 2021), e muitos proprietários de sites estão vendo algumas quedas drásticas.
Portanto, a melhor coisa para um profissional de marketing é dominar uma das melhores habilidades de marketing digital que existem: publicidade paga.
E não apenas por causa das atualizações do Google, mas também porque com a publicidade paga você obtém resultados instantâneos e não precisa esperar o SEO acontecer. Às vezes, o tráfego orgânico pode não ser suficiente, especialmente se você estiver tentando impulsionar mais vendas ou lançar um grande produto.
Comprar tráfego de sites baratos de boas redes de anúncios é quase como uma aposta nos dias de hoje. Ou você compra uma tonelada de bots e tráfego falso, ou vai gastar muito dinheiro e pagar mais por cliques.
É por isso que eu recomendo que você experimente este e não tenha medo de perder alguns dólares. Todos nós já estivemos lá, claro que é uma merda no começo, mas com o passar do tempo e você acumular experiência e aprender truques e como as redes de anúncios operam, você (espero) estará no negócio.
3. Análise de dados
Eu tenho falado muito sobre testar e otimizar e fazer testes A/B neste blog. Você não pode se considerar um verdadeiro profissional de marketing sem saber que os dados ou “big data”, como alguns gostam de chamar, são uma das partes mais vitais de toda essa indústria.
Mas os dados podem ser difíceis de ler e interpretar às vezes, é por isso que isso torna a análise de dados uma das habilidades de marketing digital mais fáceis e demoradas que existem.
Você precisa se acostumar com vários termos de marketing online, como CPM, CPC, CTR, etc.
4. E-mail Marketing
Onde estaríamos sem e-mail marketing? Essa habilidade de marketing digital é essencial para qualquer negócio e profissional online. O e-mail não está morto e nunca estará.
Na verdade, ele tem o maior ROI de todas essas habilidades de marketing digital. Um insano: 4000% ROI . Nada nesta lista pode superar isso.
Isso significa que para cada US$ 1 gasto em e-mail marketing, você deve esperar um retorno de cerca de US$ 40 . Isso é uma merda louca.
Aprenda a construir uma lista de e-mail e comece a coletar leads, porque estou lhe dizendo, você não quer ignorar este.
Eu fui um idiota e nunca considerei e-mail marketing por muitos anos porque eu achava que era tecnologia chata e antiga, cara, eu estava errado.
Falando nisso, você provavelmente deveria se inscrever na minha lista de e-mail… Ouvi dizer que tem coisas boas dentro…
5. Marketing nos mecanismos de busca
Oh garoto, por onde eu começo com isso? Parece que todo mundo é um especialista em SEO hoje em dia. Mas mesmo os chamados especialistas às vezes são duramente esbofeteados pelo poderoso Google, e eles veem seus preciosos pequenos rankings desaparecerem.
Olha, eu não sou um especialista em SEO, e nunca vou dizer que sou um. Na verdade, eu meio que odeio SEO, para ser honesto com você. É chato e imprevisível.
Todos nós confiamos em uma grande empresa que decide qual de nossos artigos ou conteúdo tem prioridade em seu mecanismo de busca. Meio suspeito e instável se você me perguntar.
Mas é o seguinte, por mais que eu não goste de otimização de mecanismos de busca, é uma daquelas habilidades de marketing digital que é bom ter, especialmente se você está tentando construir autoridade de domínio rapidamente.
Não apenas isso, mas algum tráfego orgânico gratuito nunca fez mal a ninguém.
Mesmo que eu pague pelo tráfego da maioria dos meus sites, ainda implemento táticas básicas de SEO, como pesquisar palavras-chave sempre que publicar novos posts. Sugiro que você faça o mesmo.
Existem muitas ferramentas de marketing digital que você pode usar para ajudá-lo com a otimização do seu mecanismo de pesquisa.
6. Marketing de mídia social
Você pode fazer qualquer coisa na internet hoje em dia sem envolver as mídias sociais? Quero dizer, você pode ler suas notícias em paz, mas, novamente, você provavelmente será solicitado a compartilhar e curtir seus artigos.
Além disso, eles redirecionarão você no Facebook por meio de seus pixels de qualquer maneira. Ou pior, mesmo que você não tenha uma conta no Facebook, a empresa ainda rastreia e reúne um monte de dados sobre você (sim, você) e os sites que você visita.
Mas a mídia social não é de todo ruim, na verdade pode trazer uma tonelada de lucros para as empresas que sabem como fazer marketing de mídia social da maneira certa.
Um ótimo exemplo é a estratégia de mídia social de Wendy, que se baseia em comentários e tweets engraçados, mas também em concursos e interação com seus clientes. Tenho certeza que você já viu os memes.
Mas o marketing de mídia social não termina apenas no Facebook, Twitter e Instagram. Há também o Pinterest, recém-chegados como o TikTok, e também o Reddit, um dos meus lugares favoritos na internet.
Ah, e lembra que eu falei sobre a importância da publicidade paga apenas alguns minutos atrás?
Bem, adivinhe, você saberá como fazer isso se quiser ter algum alcance social e muitos seguidores, especialmente no Facebook.
Como eu disse, é uma daquelas habilidades de marketing digital que você realmente precisa dominar.
7. Habilidades de Design
Tudo bem, embora essa não seja uma habilidade de marketing digital sem a qual você não possa viver, ainda é bom saber.
Se você acabou de começar um blog, provavelmente vai escrever um monte de artigos. E, claro, você pode precisar adicionar imagens ao seu conteúdo.
Baixar imagens de sites de estoque não é uma coisa difícil de fazer.
Mas se você realmente quer ir além, você quer editá-los e torná-los melhores para seus leitores. Especialmente se você deseja mais compartilhamentos em redes sociais como o Pinterest, onde o design da imagem é fundamental para ganhar visitas ao site.
Você não precisa ser um mago do Photoshop para obter rapidamente algumas imagens legais. Usar editores de imagens online como o Canva torna seu trabalho muito mais fácil hoje em dia.
Além disso, existe também o fiverr.com , se você deseja obter um design de logotipo ou infográfico legal criado por um profissional ou por você mesmo.