Com o mês de junho se aproximando, as festas juninas também chegam e, neste mês, o que não pode faltar são as receitas típicas de São João.
A festa junina é uma comemoração típica brasileira realizada no mês de junho. Apesar de ser muito comum aqui no país, você sabia que ela foi adaptada? E possui também as melhores receitas típicas de todo o Brasil.
Ela surgiu, na verdade, por meio de comemorações parecidas que eram realizadas em Portugal e na Espanha.
Antigamente ela era chamada de festa joanina, em homenagem a São João, entretanto, com o passar do tempo seu nome foi alterado para festa junina por ocorrer tradicionalmente no mês de junho.
Nestas festas, há elementos clássicos que criam o clima junino como as quadrilhas, brincadeiras, bandeirolas, chapéus de palha, camisas xadrez, e claro, não pode faltar os pratos típicos.
Apesar de que a pandemia nos últimos anos tenha impedido o acontecimento dessas festas, nada impede que você possa fazer sua própria festa, não é mesmo? Sendo assim, separamos algumas receitas típicas de São João para que a festa aconteça.
1 – Bolo de Milho Cremoso
Bolo de milho cremoso – imagem: Bolos para vender |
Sendo uma das receitas típicas de São João mais conhecidas, o bolo de milho cremoso precisa de ingredientes como:
- 2 colheres (sopa) de margarina;
- 400ml de leite;
- 1 xícara e meia (chá) de açúcar;
- 1 colher (sopa) de fermento;
- 3 ovos;
- 2 latas de milho ou 2 espigas de milho verde;
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo.
Como preparar:
Transfira o milho para o liquidificador e adicione o leite e os ovos e bata por 2 minutos para que a mistura fique homogênea.
Logo após, adicione a margarina, farinha de trigo e açúcar. Adicione o fermento em pó e misture bem.
Feito isso despeje a mistura em uma fôrma untada com farinha. Leve para assar no forno pré-aquecido a 180º por cerca de meia hora a 40 minutos e está pronto.
2 – Maçã do Amor
Maçã do amor – imagem: Fantasia e Folia |
- 1 colher (sopa) de vinagre branco;
- Maçãs;
- Palitos para espetar as maçãs;
- 500g de açúcar;
- 250ml de água;
- 1 colher (sopa) de corante comestível vermelho em pó.
Como preparar:
Comece lavando bem as maçãs e espetando o palito nelas. Feito isso, coloque o açúcar, água, corante vermelho e vinagre em uma panela. Deixe apurando no fogo de 15 a 20 minutos. A partir dos 15 minutos, teste o ponto de calda.
Caso tenha um termômetro culinário, o ponto de calda deve atingir 145ºC. Entretanto, caso não tenha, uma dica boa é pegar um pouco da calda e pingar uma gota em um prato liso.
Logo após, pegue esta mesma ponta e jogue no prato de novo e caso faça um som parecido com o de vidro, é porque está em um ponto certo.
Logo após, retire a calda do fogo e deixe esfriar por 30s. Logo depois mergulhe as maçãs segurando pelo palito antes que a calda endureça. Coloque as maçãs sobre uma superfície untada com manteiga e espere secar.
3 – Canjica de milho com leite condensado
Canjica cremosa – imagem: Guia da Cozinha |
- 1 caixa de leite condensado;
- 250ml de leite;
- 1 lata de milho verde;
- 1 vidro de 200ml de leite de coco;
- 1 colher (sopa) de maisena;
- 2 colheres (sopa) de água.
Como preparar:
Coloque o milho no liquidificador, adicione o leite de coco, o leite e bata até ficar homogêneo.
Logo após, coe a mistura e descarte o bagaço, dissolva a maisena na água e adicione à mistura. Coloque a mistura em uma panela, adicione o leite condensado e mexa bem. Coloque no fogo médio e mexa até que comece a ferver.
Após essa etapa, abaixe o fogo, entretanto continue mexendo por mais 15 minutos, despeje em uma travessa e espere esfriar para poder servir.
4 – Paçoca Caseira
Paçoca caseira – imagem: Blog.Mooui |
Sendo uma das receitas típicas de São João mais fáceis de fazer, serão necessários apenas três ingredientes:
- 1 pitada de sal;
- 1 xícara (chá) de açúcar;
- 2 xícaras de amendoim sem pele e torrado.
Como preparar:
Coloque o açúcar, o amendoim e o sal no liquidificador, bata tudo até que forme uma textura de farofa fina, transfira a mistura para uma tigela e mexa essa farofa com as pontas dos dedos, por alguns minutos.
Feito isso, transfira para uma fôrma, espalhe e aperte bem. Leve para a geladeira e deixe por meia hora. Corte em quadrados e aproveite.
5 – Pamonha Salgada
Pamonha Salgada – imagem: Comida na Mesa |
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- ½ linguiça calabresa;
- Sal, pimenta e salsinha;
- 8 espigas de milho;
- 3 fatias grossas de queijo minas em cubos.
Modo de Preparo:
Remova as palhas do milho, coloque-os na água fervente, pegue cada espiga e rale até que todos os grãos sejam removidos.
Bata o milho no liquidificador e transfira para uma tigela. Adicione a linguiça ou outro recheio de sua preferência, o queijo e os temperos.
Sobre a palha até que forme uma espécie de copo. Adicione a massa de milho e amarre com um barbante. Cozinhe na água por meia hora e está pronto.
Quer mais receitas para animar sua festa junina e curiosidades sobre o mundo gastronômico? Confira a nossa página no Instagram.
2 comentários em “5 Receitas típicas que não podem faltar no São João”